Tabela FIPE: Entenda a importância dessa tabela para a compra e venda de veículos!

Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Tabela FIPE é uma das maiores referências quando o assunto é média de preço de veículos seminovos e usados vendidos no Brasil.

Essa tabela é utilizada até mesmo na contratação de seguros.

Contudo, há muitas dúvidas sobre esse tema e até mesmo confusão entre as diversas tabelas que são encontradas na internet e em aplicativos. Por isso, trouxemos esse conteúdo com tudo sobre a Tabela FIPE. Confira!

O que é tabela FIPE, tabela da FIPE ou FIPE tabela?

Tabela FIPE é uma tabela desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) com dados atualizados sobre o preço médio para a venda de veículos seminovos e usados no Brasil. A tabela é utilizada como referência para estabelecer o preço médio de veículos em negociações e até mesmo para a contratação de seguro.

Tabela da FIPE ou FIPE tabela são apenas buscas feitas pelos usuários para consultar a Tabela FIPE, que foi criada e é atualizada regularmente pela fundação.

O que significa a Tabela FIPE Brasil?

O significado de tabela FIPE é, na verdade, a sigla da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, já que a tabela foi criada por essa fundação. Portanto, não existe um significado específico, mas trata-se da tabela disponibilizada pela FIPE para consulta de valores de veículos.

O que é tabela FIPE iCarros?

Essa é outra busca comum dos usuários, saiba que se trata da tabela FIPE disponibilizada pelo iCarros. Lá no site você pode consultar os mesmos valores da tabela FIPE oficial.

Tabela FIPE para que serve?

Mesmo sabendo o que significa essa tabela, ainda há muitas pessoas que procuram por informações sobre para que serve a tabela FIPE. Se esse é o seu caso, saiba que a tabela serve como referência para negociações entre proprietário e concessionária, proprietário e comprador e até mesmo entre proprietário e empresa de seguro automotivo.

Enfim, é uma referência nacional para consultar o preço médio para a venda de veículos seminovos e usados no país.

Tabela FIPE como funciona?

A tabela FIPE aponta o preço médio de veículos seminovos e usados no país de acordo com os preços praticados em diferentes regiões e condições de cada veículo. Muitas coisas são consideradas para que seja estabelecido esse preço médio que é utilizado posteriormente como referência.

Qual é a tabela FIPE Oficial?

Saiba que há muitas tabelas disponíveis na internet, mas nem todas elas são confiáveis. Por isso, o mais recomendado é consultar a tabela FIPE oficial. A consulta deve ser feita em: veiculos.fipe.org.br.

Qual tabela FIPE usar?

Embora o mais recomendado seja utilizar a tabela FIPE oficial, há outras tabelas que você encontra na internet, com dados da tabela oficial, que também são confiáveis. Esse é o caso da tabela do iCarros, UOL, entre outros.

Como é feito o cálculo da tabela FIPE?

Os dados divulgados pela tabela FIPE são coletados e processados através de estudos. Por isso, os preços disponíveis nessa tabela são confiáveis e representam a média do mercado.

Contudo, se a sua dúvida é sobre como calcular a tabela FIPE para saber o preço de determinado veículo, você pode utilizar alguma calculadora de tabela FIPE disponível na internet.

Quais são os tipos de tabela FIPE?

A tabela FIPE é dividida entre os tipos de veículos, sendo eles:

Tabela FIPE carros

Essa é a tabela FIPE de carros, o tipo de consulta utilizada para a venda de carros usados ou seminovos. Por isso muitas pessoas procuram no Google e em outros buscadores por tabela FIPE carros usados ou FIPE veículos.

Tabela FIPE motos

Essa é a tabela FIPE de moto, onde é possível consultar o preço médio das motocicletas vendidas no país.

Tabela FIPE caminhões

Por fim, essa é a tabela FIPE de caminhões, que aponta o preço médio dos caminhões usados e seminovos vendidos em todo o Brasil.

Como consultar a tabela FIPE?

A consulta pode ser realizada no site oficial da FIPE, através desse endereço: veiculos.fipe.org.br. Outros sites também oferecem a possibilidade dessa consulta, mas tenham certeza de que os dados são confiáveis.

tabela fipe compra venda veiculos
tabela fipe compra venda veiculos

Como consultar a tabela FIPE de carreta?

Basta acessar o site para consulta oficial da FIPE e selecionar a opção “caminhões”. Depois é só inserir as informações para consulta.

Tabela FIPE financiamento, como funciona?

Como essa é a maior referência para a venda de veículos, os financiamentos oferecidos por bancos e credenciadoras também consideram a tabela FIPE. Basicamente, os créditos oferecidos para a compra de veículos possuem taxas de juros e outras particularidades que consideram a tabela da FIPE.

O que é 100% da tabela FIPE?

Esse é um termo muito popular em concessionárias, principalmente. “Pagamos 100% da tabela FIPE”, temos certeza que você já ouviu isso. Significa que o valor informado é o mesmo que consta na tabela FIPE.

Como ver preço tabela FIPE?

Você pode ver a tabela FIPE fazendo uma consulta no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Basta selecionar a opção que preferir e informar os dados solicitados para a consulta.

Como saber o código FIPE pelo RENAVAM?

Você precisará consultar a tabela FIPE para saber o código relativo ao seu veículo. Saiba que esse código não consta no documento do seu veículo, pois é um dado fornecido apenas pela FIPE. Sendo assim, faça uma consulta no site com o RENAVAM do seu veículo para descobrir.

Como utilizar a tabela Fipe?

Não há segredos em utilizar essa tabela, basta selecionar a opção de consulta que você deseja e fornecer os dados para consulta. O sistema fará o restante para você.

O que a tabela FIPE leva em consideração?

A tabela FIPE considera apenas os preços praticados no país para determinar o preço médio de um veículo (modelo, motorização e ano). Já o preço praticado em cada região e em diferentes negociações, também considera características como cor do veículo, estado de conservação, acessórios, região do país, entre outros aspectos.

Quando ocorre a atualização da tabela FIPE?

Todos os meses a tabela FIPE é atualizada pela fundação. Isso porque a pesquisa de preço médio para venda de veículos usados e seminovos ocorre mensalmente. Portanto, todos os meses os preços são atualizados.

Qual a tabela FIPE mais confiável?

A tabela FIPE que você deve utilizar em sua consulta é a disponível no site da Fundação Instituto Pesquisas Econômicas, sendo a mais confiável, já que os dados são coletados e apurados pela própria fundação. Essa é a tabela FIPE oficial.

Como ver a FIPE pela placa?

A consulta da tabela FIPE pela placa é bastante simples, basta acessar o site para consulta oficial: veiculos.fipe.org.br e realizar a consulta informando a placa do veículo e outros dados solicitados pela FIPE.

Como consultar a FIPE de um veículo?

O processo para consultar a FIPE de um veículo é o mesmo que já mencionamos em outros tópicos, você só precisa acessar o site oficial de consulta e informar os dados do veículo que deseja consultar. Dessa forma, você poderá visualizar o preço médio para a venda de determinado veículo.

Faça o teste abaixo na tabela.

É possível consultar tabela FIPE com km rodado, tabela FIPE com RENAVAM e tabela FIPE com quilometragem, sendo essas as consultas mais comuns.

Tabela FIPE ou valor de mercado, o que é melhor?

Embora a tabela FIPE seja uma das maiores referências para preço médio de veículos, essa é uma tabela com preço fixo que não considera aspectos importantes em uma negociação como essa, tais como: acessórios do veículo, estado de conservação, entre outros.

Já o valor de mercado determina exatamente o quanto cada veículo vale considerando todos esses aspectos. Por isso, em uma negociação é preciso considerar a tabela FIPE, mas também determinar o valor de mercado para que ninguém seja prejudicado na venda ou compra de um veículo usado ou seminovo.

O que é valor de mercado veículo?

Como já explicado, o valor de mercado é quanto um veículo vale considerando diversas características, como o ano, modelo, motorização, estado de conservação, entre outros. É o valor real de um veículo e não uma média, como é o caso da tabela FIPE.

Ficou alguma dúvida sobre a tabela FIPE? Se sim, deixe seu comentário para que possamos te ajudar.

5/5 - (5 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Podemos presumir que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte Mais Informações