Como dar entrada no DPVAT? Tire suas dúvidas!

Hoje em dia é muito mais fácil dar entrada no DPVAT, devido às novas tecnologias que foram implementadas.

Mas ainda há muitas pessoas que possuem dúvidas acerca de como dar entrada no DPVAT, como dar entrada no DPVAT online e também em como dar entrada no seguro DPVAT sozinho. É isso que responderemos neste artigo. Veja a seguir tudo que você precisa saber para dar entrada no processo de indenização!

Onde dar entrada no seguro DPVAT?

A solicitação da indenização pode ser feita presencialmente em um dos Pontos de Atendimento autorizados ou então através do aplicativo oferecido pela Seguradora Líder, onde você pode ter acesso ao Seguro DPVAT de forma fácil e online. 

Caso queira realizar a sua solicitação presencialmente, ligue para um dos telefones a seguir para consultar o ponto de atendimento mais próximo de você:

  • Regiões Metropolitanas – 4020-1596
  • Outras Regiões – 0800-0221204

Como faço para dar entrada no seguro DPVAT?

A forma mais prática de fazer isso é por meio do aplicativo Seguro DPVAT. Contudo, se o acidente ocorreu antes do dia 1º de janeiro de 2021, então sua solicitação precisa ser feita presencialmente. Para realizar a solicitação através do aplicativo, siga todas essas etapas:

  1. Baixe e instale o aplicativo Seguro DPVAT da Seguradora Líder (Android / iOS);
  2. Toque em “Entrar” e faça seu cadastro ou login utilizando CPF e senha;
  3. Vá em “Quero solicitar minha indenização DPVAT” e atenha-se às orientações para solicitação;
  4. Toque em “Iniciar solicitação”;
  5. Aceite os termos de uso e política de privacidade ao tocar em “Aceitar e continuar”;
  6. Coloque as informações sobre o acidente e vá em “Continuar”;
  7. Depois seleciona o tipo de veículo, o envolvimento no acidente e toque em “Continuar”;
  8. Selecione a indenização desejada e verifique a lista de documentos;
  9. Se estiver tudo certo, toque em “Continuar”;
  10. Informe como você se declara nesse processo e vá em “Continuar”;
  11. Agora digite seus dados pessoais para continuar avançando no processo;
  12. Depois de inserir suas informações pessoais, informe se você possui um veículo e o seu endereço;
  13. Após cadastrar essas informações, confira o resumo dos dados informados. Se estiver tudo certo, toque em “Confirmar e continuar”;
  14. Nessa etapa você terá que tirar e enviar fotos de documentos, escolha entre as opções “Tirar foto” ou “Enviar um arquivo”;
  15. Depois de enviar as fotos, marque as caixas de confirmação e toque em “Concluir”.
entrada seguro dpvat
entrada seguro dpvat

Pronto, agora você precisará aguardar até que a indenização seja avaliada para finalmente recebê-la.

Após dar entrada no DPVAT quanto tempo demora para receber?

As pessoas comumente tem dúvidas sobre como saber se o seguro DPVAT foi liberado ou como receber o DPVAT mais rápido. A verdade é que o prazo é de 30 dias e a pessoa deve acompanhar a sua solicitação pelo aplicativo.

Como consultar processo DPVAT pelo CPF?

Se você quer saber como acompanhar processo DPVAT, como saber o andamento do seguro DPVAT ou como consultar o DPVAT, saiba que há duas formas: você pode acompanhar o processo pelo aplicativo ou pelo site da Seguradora Líder. Nos dois casos basta informar os dados solicitados e verificar o andamento do seu processo.

Quanto tempo demora pra sair o dinheiro do seguro DPVAT?

Outras dúvidas comuns sobre o tema é quando libera o DPVAT e quanto tempo demora um processo de indenização. Já informamos aqui em cima que o processo leva até 30 dias para ser concluído. 

Embora o prazo seja de 30 dias contados a partir do dia em que o processo foi aprovado, é possível que a vítima receba a indenização antes desse período. 

Como saber se o seguro DPVAT foi pago?

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre o pagamento do seguro DPVAT. Uma dúvida comum dos usuários é sobre como saber se o seguro foi pago. Nesse caso, saiba que a guia de pagamento seguro DPVAT pode ser consultada no site do Detran através das informações cadastradas pelo usuário e com o Renavam do veículo.

Outras informações: Saiba Quem Tem Direito De Receber Seguro DPVAT

Caso você não saiba, o seguro DPVAT é pago todos os anos juntamente com o IPVA do veículo. Portanto, se o veículo está com o IPVA atrasado, então o seguro também está atrasado. Mas você pode consultar essas informações no Detran, presencialmente, ou através do site como já orientamos.

Documento atrasado tem direito ao seguro DPVAT?

De acordo com as legislações que garantem o recebimento do seguro DPVAT, o proprietário do veículo com débitos em atraso no Seguro DPVAT não poderá receber indenização. Contudo, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) é contra essa medida, mesmo em caso de atraso no pagamento do DPVAT. 

Leia também: Dicas Sobre Seguro DPVAT

Portanto, não há consenso, sendo necessário abrir um processo judicial para requerer o seguro DPVAT em casos assim. Ficou alguma dúvida sobre como dar entrada no DPVAT ou consultar o andamento do seu processo de indenização? Deixe seu comentário para que possamos te ajudar com mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Podemos presumir que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte Mais Informações